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Você certamente notou que alguns profissionais e salões se destacam por aplicar em seus trabalhos bem mais do que cortar, colorir, relaxar, depilar, cuidar das unhas… Eles buscam um diferencial, um cuidado com seus clientes para garantir sua satisfação, e consequentemente, o retorno. A chave para isso é focar no relacionamento e entender que os clientes levam de seu salão bem mais do que o serviço que você oferece. Eles levam o resultado e a sensação que eles sentem ao final do tratamento. É essa sensação que aumenta a chance de retorno.

Como não desejar voltar à um lugar que além de nos deixar bonitos, nos faz bem?

Para conseguir resultados diferentes, você deve mudar a maneira como trabalha. Afinal “louco é a pessoa que faz sempre as mesmas coisas esperando que um dia os resultados sejam diferentes”, não é mesmo?

Aplicando esse pensamento na vida real é possível dividir os serviços em três grupos: estratégicos, complementares e estendidos.

Os serviços estratégicos são aqueles que representam a especialidade do seu salão, a sua essência, como corte, tratamentos capilares, relaxamento, coloração, etc.

Para realizar estes serviços no seu salão, os clientes estão dispostos a pagar um pouco mais porque reconhecem a sua qualidade e excelência.

Se você cobra R$50, R$70 ou R$80 para cortar um cabelo ou fazer uma coloração os clientes pagam com satisfação e retornam.

Os serviços complementares facilitam a execução dos serviços estratégicos e valorizam seus resultados, como a lavagem e secagem dos cabelos.

Dificilmente um cliente não deseja lavar ou secar seus cabelos quando vai ao salão, no entanto, o faz se os preços cobrados são muito altos.

Dificultar que o cliente faça estes serviços no salão diminui a experiência que você proporciona, tira a satisfação e o prazer de ser bem tratado e cuidado, aumenta a dificuldade de realizar certos serviços e  diminui a capacidade dos clientes de avaliar e valorizar os resultados.

Por isso, muitos empresários tem calculado os custos desses serviços a fim de incorporar os valores aos serviços estratégicos e dar a sensação de tratamento completo aos clientes. Os que ainda não fazem isso e cobram os serviços a parte têm uma visão mais crítica de seus clientes e perdem pontos em percepção de qualidade da administração do salão.

 

Os serviços estendidos, por sua vez, dão aqueles que não fazem parte da lista de preços formalmente e ficam na categoria relacionamento são eles: saber ouvir os clientes, fazer um diagnóstico, fazer propostas de serviços, dar conselhos de manutenção, além, é claro de receber bem os clientes no salão. A maioria dos casos de insatisfação com o resultado dos serviços está diretamente ligada à falta de cuidados com os serviços estendidos.

Os clientes sabem que os profissionais já ganham para prestar esses serviços, e quando não o fazem, eles têm a sensação de estarem sendo lesados.

 

Pense nisso, faça as suas contas e trabalhe com foco na satisfação para garantir o retorno dos seus clientes.